Loja Vagamundo 

 

Cada objeto artesanal tem uma vida de significado por trás dele. Uma loja pode ser só uma loja, ou pode ser várias aldeias, comunidades, artesãos trabalhando juntos. 

Essa é a intenção da Vagamundo, reunir produtos feitos por artesãos do Brasil, e também ao redor do mundo, unindo diversas histórias e culturas. Queremos ser uma maneira diferente de comprar, com conhecimento, com ética, pensando no meio ambiente,  investindo em parcerias que empoderem as comunidades, os artesãos, os pequenos negócios, valorizando o trabalho feito a mão, a arte e ajudando a preservar a cultura de cada lugar. 

 

Sobre a Maria Garcia e como nasceu a Vagamundo

 

Eu sou a Maria, jornalista, que vivo vagamundeando.  Ja morei em mais de 10 países e nem sei quantos viajei, nunca me interessou contar o número de países ou dizer que estive em um lugar só para fazer o check. Viajar pra mim é muito mais do que uma publicação nas redes sociais, é conhecer a cultura, a história, o interior, as cidades, as pessoas, a política, as músicas, a comida, os artesãos. Viajar é buscar compreender as diferenças, é entender que somos iguais, é olhar o mundo por diferentes ângulos e assim ampliar as perspectivas, é quebrar paradigmas, diminuir preconceitos, é troca (ao menos deveria ser). 

 

Uma das coisas que entendi com as viagens é que o turismo pode ser benéfico, mas também pode destruir o local turístico, lotando, usando os recursos naturais, impondo sua cultura ao lugar aonde se vai e não deixando nada para a manutenção da economia local. Então sempre tentei levar algo, um pedacinho da historia de cada lugar, um trabalho feito a mão, comprar em alguma lojinha ou com algum artesão e, assim, poder contribuir com o tanto que as viagens me proporcionam. E assim nasceu a idéia de ter uma loja que unisse várias aldeias do mundo, diferentes culturas e muitas historias.